Avanços tecnológicos e mudanças culturais desenvolvidas nos últimos anos trouxeram otimização, flexibilidade e liberdade para muitas empresas presentes hoje no mercado.
Isso porque, quando o assunto é contratação de mão de obra experiente e especializada para realizar a composição de uma equipe de alto nível – capaz de solucionar praticamente quaisquer demandas complexas –, os freelancers e os talentos independentes se destacam em grandes proporções se comparado aos funcionários regulares de uma companhia.
UM MOVIMENTO DE MUDANÇA
Grande parte desse movimento aconteceu a partir dos próprios gestores e diretores, como também, pelos colaboradores que pertenciam às empresas gerenciadas por estes executivos. O que aconteceu foi uma alteração no paradigma da sociedade que se via em um estado de solidificação estrutural e organizacional, onde se sentiam presos a um modelo de trabalho pouco flexível, com baixa liberdade e com menos benefícios do que poderiam adquirir caso se tornassem freelancers.
Inclusive, esse é um ponto crucial para os especialistas com alta capacidade técnica, que acreditam que são capazes de lucrar ainda mais utilizando o trabalho freelancer do que se adequando aos métodos tradicionais.
Determinar os projetos que irão trabalhar, criar seu próprio plano de carreira, ter mais liberdade e autonomia são fatores primordiais para profissionais que atuam como talentos independentes.

O USO DE PROFISSIONAIS ON-DEMAND
É neste mesmo sentido que as principais empresas enxergam a oportunidade de obter acesso a uma comunidade gigantesca, e ainda em crescimento, como a dos freelancers e, consequentemente, dos times mistos.
Geralmente, os profissionais que trabalham de forma remota e atuam em times mistos são pessoas que possuem capacidade técnica e agilidade na hora de desenvolver seu trabalho, podendo absorver e utilizar muito bem de suas qualificações, como também compartilhar experiências e contato com o mercado externo.
Uma vez que a mão de obra especializada pode ter um nível mais elevado em relação aos custos, em termos de homem hora, os freelancers têm se tornado cada vez mais requisitados e valorizados frente ao mercado, sobretudo para projetos que demandam tarefas específicas de alta complexidade.
Saber usar este talento no momento certo é o que tem agregado velocidade na evolução dos produtos e serviços. É por esse motivo que a Growyx concentra, em um só lugar, os principais freelancers do mercado, que estarão aptos e dispostos a solucionar as principais dificuldades e projetos de um negócio.
Então, a proposta central é apresentar aos clientes um leque de opções que possam se encaixar ao perfil da empresa e suas respectivas necessidades, para que, assim, a força de trabalho seja a responsável por alavancar os desenvolvimentos, entregas e, acima de tudo, qualidade do produto. Essas características por si só já trazem vantagem competitiva frente à concorrência.
Você sabia? A plataforma conta com soluções de profissionais exclusivos, contratações pontuais para curto e longo prazo e, até mesmo, criação de times independentes que podem ser compostos por um time completo ou time misto – entre freelancers e funcionários, de cada área, como pode ser visto no texto que está no blog com o título: Times de tecnologia mistos: como usar a flexibilidade para atrair os melhores talentos. (Publicado em 8 de julho de 2022)

A BUSCA DE GRANDES EMPRESAS
Com isso, fica claro que as principais companhias do mercado buscarão a mão de obra onde a oferta seja mais alta e que possa apresentar, de modo claro, a qualificação exata dos profissionais para dar celeridade e fluxo ao movimento de busca pelo freelancer adequado para as necessidades. Por isso que empresas como a Growyx estão crescendo com certa rapidez e estão ganhando cada vez mais novos usuários, tanto do lado empregador quanto do empregado. Tornar o processo de contratação menos custoso e mais rápido é um dos principais benefícios ao recrutar um funcionário independente.
Além de tudo, o repasse dos pagamentos para os serviços executados acontecem muito mais facilmente, uma vez que operações B2B (Business to Business), em português, de empresas para empresas, são mais simples de executar frente às regulamentações na maior parte dos países.
Benefícios, impostos e outras burocracias compreendidas pelo sistema que inclui os trabalhadores regulares acabam se tornando aspectos negativos e pouco flexíveis no momento de aumentar a força de trabalho de uma equipe ou projeto. Inclusive, quando escolhem contratar ainda da forma tradicional, o valor oferecido pelas vagas e a quantia de dinheiro que chegará diretamente ao funcionário pode ser afetada diretamente.

CONTRATAÇÃO DE FREELANCERS
Em decorrência de tudo isso, grandes empresas dos principais setores e de maior relevância no mercado atual estão contratando freelancers, mesmo apesar de sua alta capacidade de headcount. Ou seja, ainda que possam gastar muito dinheiro para manter uma folha de pagamentos extensa, hoje, passam a optar cada vez mais pelo modelo de trabalho que vem avançando e se tornando tendência dentro dos principais negócios.
A mudança de visão frente ao trabalho remoto e independente é o principal responsável por criar esse efeito, o que faz todo o sentido do ponto de vista de avanço e evolução de uma sociedade em relação às metodologias impostas entre contratante e contratado.
Ao passo que vemos a revolução de talentos e a mudança no trabalho, mais empresas alinham seus pensamentos às novas metodologias e passam a buscar formas de atualizar suas estruturas internas para atender e atrair mais colaboradores desse tipo.
Portanto, oferecer os melhores benefícios e que mais agradam aos freelancers é a meta das companhias que desejam alocar o mais alto nível de especialistas em suas equipes, e sem preocupações em relação ao compartilhamento desse funcionário com o mercado externo, desde que estejam também em seu time e atendam às suas necessidades.

GRANDES EMPRESAS QUE USAM FREELANCERS
Pensando nisso tudo, o que podemos ver são empresas de alto calibre investindo ativamente na contratação de profissionais freelancers para a composição da força de trabalho. Agindo desta forma, as empresas podem se beneficiar do uso pontual que essa categoria tem a oferecer, principalmente em momentos de volatilidade, insegurança e baixa demanda, reduzindo então, as possibilidades destes empregados ficarem ociosos em momentos em que não exista a necessidade real do seu trabalho. Visto que para manter um especialista fixo os custos agregados possuem um valor superior, essa medida também traz economia ao empregador do ponto de vista financeiro.
Para exemplificar estes usos, vamos analisar um pouco mais sobre algumas empresas renomadas e seu modus operandi em relação aos seus respectivos colaboradores. Segue abaixo 6 grandes companhias que contratam freelancers, apesar do seu alto volume de funcionários internos.
META
Essa big tech, que é responsável por gerir as maiores e principais redes sociais que conhecemos atualmente como Facebook, Instagram e WhatsApp, mostra que também está alinhada às mudanças de paradigma dos últimos anos e contrata profissionais freelancers para atuarem dentro da companhia para todos os tipos de cargos.
A Meta é amplamente conhecida por estimular o mercado de desenvolvedores autônomos, pois oferece recompensas para aqueles que possam encontrar bugs e brechas de segurança em seus serviços. Mas, além disso, também contrata diretamente para auxiliar em áreas como redação, marketing digital, designers e outros.
Exatamente pelo fato de ser uma gigante no mercado, ainda em expansão, apresenta uma demanda constante de mão de obra qualificada para prolongar sua posição no topo. Um diferencial competitivo são os benefícios fornecidos a todos seus empregados.
Curiosidade: essa mesma companhia antes era conhecida no mercado como Facebook, a alteração do nome teve o intuito de acompanhar a evolução de tecnologias, como o Metaverso. Ou seja, a empresa demonstra interesse em buscar sua própria evolução de acordo com modificações do mercado externo, de fora para dentro, assim como acontece hoje na contratação de talentos independentes.

GOPRO
A especialidade da GoPro é atuar no ramo de tecnologia voltado para área de câmeras para ação – como esportes radicais – e softwares para edição de vídeo. Portanto, contar com o auxílio de profissionais externos garante que suas soluções sejam criadas com mais velocidade, dinamismo e também com bastante qualidade.
A empresa não é a que mais contrata trabalhadores deste tipo, porém, eles sabem como alocar os profissionais em momentos pontuais, sobretudo, para aliviar a carga de trabalho de seus empregados.

NINTENDO
Absorver o mercado de freelancers é um ponto forte na cultura da Nintendo, suas necessidades sempre vão de encontro à aquisição de diferentes áreas para auxiliar no desenvolvimento de seus videogames e eletrônicos de consumo. Por esses motivos, costumam oferecer vagas para profissionais que trabalham com design, software e marketing digital para jogos.
Outro diferencial que possuem é a contratação de beta testers, que serão os jogadores responsáveis por testar seus produtos antes de um lançamento. Trabalhando com isso, podem oferecer diversos descontos ao colaborador na compra de jogos, seguros e até mesmo assistência médica. Basta ser um bom jogador e ter os requisitos técnicos mínimos para se candidatar a este tipo de vaga!
Muito legal, não é mesmo?

WALMART
O Walmart é pouco conhecido por este feito, porém ele conquistou o cargo de maior empregador privado que existe no mundo atual, com aproximadamente 2,3 milhões de funcionários (atualizado em Jan/2022). Com US$568 milhões em receita no ano de 2021 a empresa precisa e deve contratar equipes externas, e sua alta demanda exige que atuem desta forma.
O papel da empresa hoje é buscar por profissionais de vários tipos para atender o grande volume de vendas, inclusive aqueles mais típicos, como: analistas, designers de conteúdo, profissionais de marketing, programadores e suporte técnico. A amplitude do negócio garante que precisarão de um alto volume destes colaboradores e de times mistos.

STUDY.COM
Essa plataforma é desenhada especialmente para os amantes do estudo que estão procurando novos cursos para investir tempo e dinheiro. Portanto, a ideia é que possam oferecer a mais vasta gama de conteúdos para os alunos que se conectam ao seu sistema.
Seguindo essa linha de raciocínio, fica claro que a melhor forma de atingir diferentes públicos a respeito de temas variados é usando os profissionais freelancers. E esses profissionais se tornam o núcleo de toda operação, uma vez que podem ser contratados com agilidade por parte do contratante, além de tornar mais fácil o acesso aos mais variados especialistas do mercado sobre diferentes assuntos.
Curiosidade: após o ano de 2020, a plataforma ganhou bastante tração e pôde alavancar sua base de usuários, visto que escolas foram fechadas durante esse período. O ponto positivo agora, é que o aumento do volume de tráfego resulta em mais vagas e maior demanda por professores e freelancers que estão atrás de oportunidades.

PEPPER CONTENT
Essa empresa oferece um serviço bastante interessante, e o que eles fazem é atuar no ramo de criação de conteúdos. E o que há de interessante ou novo nisso? A plataforma foi desenvolvida de modo que um mercado de conteúdos fosse criado entre pessoas que precisam criar algo sobre determinado assunto e outros que estão dispostos a fazer isso acontecer de fato.
É neste exato momento em que os freelancers aparecem como soluções perfeitas para atender a essa necessidade, pois na medida em que as tarefas são requisitadas no site, os principais produtores serão selecionados para realizá-las e posteriormente poderão ser recompensados pelo seu trabalho. Com isso, trazem muita agilidade e versatilidade para ambos os lados presentes na operação.

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU!
A partir desta série de exemplos fica claro que o trabalho freelancer e independente tem ganhado muita utilidade e visibilidade com o passar dos anos. Atualmente, o que podemos observar é o aumento do número de pessoas se atraindo por estes modelos estruturais e desenvolvendo novas formas de utilizar essa força de trabalho em seu potencial máximo, beneficiando outros e a si mesmo pela oferta de uma vasta gama de profissionais mundo afora.
Portanto, esperamos que plataformas de talentos independentes, como é o caso da Growyx, venham a se desenvolver muito mais neste segmento. Certamente, esse é o modelo que tende a ganhar mais tração com o avanço tecnológico, dada as condições de benefícios mútuos, economia, maior flexibilidade, acesso a talentos intercontinentais, mais controle sobre seu próprio trabalho e mais foco para solução de projetos específicos. As principais mentes por trás das maiores organizações, em nível global, perceberam que estar junto às mudanças é muito melhor do que não participar desse movimento, inclusive, pode ser o melhor e mais inteligente a ser feito.
Inscreva-se no melhor conteúdo de tecnologia, marketing e trabalho freelancer.
Daniela Zschaber
Redatora, poliglota, letrista, graduanda em Ciência de Dados e apaixonada por tecnologia. Nas horas vagas sou profissional de Carinho em Gato e aprendiz da língua russa!