A era dos produtos digitais nos trouxe muita inovação e disrupção, mas com elas muitos novos termos e expressões no mercado profissional também. O time de produto é um deles e consiste, em síntese, em pequenas equipes voltadas para o desenvolvimento de um fantástico produto digital.
Num geral, essas equipes são multifuncionais, colaborativas e, claro, podem trabalhar de forma 100% remota, porém para que isso funcione existe um profissional responsável por gerir a equipe, esse é o product manager!
PRODUCT MANAGER
Na tradução livre, product manager significa gerente de produto, e esse gerente é a pessoa responsável pela definição do mercado, estratégias, público-alvo e, certamente, por toda a organização da equipe. Um time de produto geralmente possui a hierarquia horizontalizada, o que significa que não há uma figura central de autoridade e, por isso, o product manager lida apenas com a parte organizacional do time. Ou seja, ele passará boa parte do tempo garantindo que toda a equipe esteja na mesma página e que todas as prioridades e definições estejam de acordo com o objetivo principal do mercado e, consequentemente, do seu público-alvo.
As keywords de um PM são: organização, estratégia e objetivo
Crie ou complete seu time de produto com top talentos on-demand em até 5 dias!

Tente imaginar a construção de um edifício, desta forma, fica mais fácil de entender quais são as atribuições de cada profissional de um time de produto. E bem como precisamos de engenheiros, pintores, construtores e projetistas, precisamos de uma equipe integrada que possa desenvolver e construir um produto em conjunto. Bom, vamos às definições? Quais são, afinal, as partes de um time de produto e qual a função de cada uma delas? Isto é, o que o PM (ou Product Manager) anda organizando por aí?
O DESENVOLVEDOR (OU ENGENHEIRO DE SOFTWARE)
Inicialmente, devemos falar dos consolidadores de tudo! Esses profissionais são os responsáveis por tirar as ideias do papel e transformá-las em realidade. Ou seja, são eles os construtores das estruturas que sustentam esse edifício chamado produto digital. São os profissionais que erguem e concretizam um produto de digital disruptivo que antes era apenas uma ideia inovadora.

Mas não pense que os DEVs (Developers ou Desenvolvedores) constroem o produto e simplesmente param por aí. Eles são uma excelente chave para a evolução do produto também, já que podem resolver, com a tecnologia dos códigos, as dores dos clientes. E além disso, essa parte do time está sempre de olho em possíveis falhas, ajustes, melhorias do produto e resolução de problemas.
Keywords dos DEVs: desenvolvimento, otimização, evolução
PRODUCT MARKETING MANAGER (MAIS CONHECIDO COMO PMM OU GERENTE DE MARKETING DE PRODUTO
Pense na dor do seu cliente e me responda: como ela começou? Por que os seus clientes possuem essa dor? Como podemos resolvê-la? Como podemos mostrar aos clientes que o seu produto resolve isso? Qual a melhor forma de veicular o seu produto? Não sabe responder a todas essas perguntas, não é? Touché!
O PMM saberá te responder tudo isso e muito mais.

Os PMMs de um time de produto irão pesquisar os concorrentes, possíveis estratégias de venda, analisar a dor dos clientes, pensar em novas soluções e, claro, deixar o produto incrivelmente bem visto em termos de quantidade e qualidade. Isso tudo por meio de técnicas de marketing, estudos sobre o comportamento do usuário e acuradas análises de mercado.
Em nossa analogia da construção: o Gerente de Marketing de Produto é o profissional que vai vender a construção, na planta ou depois de pronta! Podemos, portanto, definir seu papel como a conexão entre mercado e produto.
Keywords dos PMMs: marketing, pesquisa, análise e criatividade
UX/UI DESIGN
Quantas vezes você viu o termo “UX” ou “UI” sendo utilizado nas mídias nos últimos tempos? Segundo uma pesquisa da NN/g (uma empresa líder em experiência do usuário com base em pesquisas), a profissão de UX cresceu de 1.000 para cerca de 1 milhão de profissionais em um intervalo de 34 anos. E a previsão para 2050 é que a profissão cresça, assustadoramente, para cerca de 100 milhões de pessoas.
Fonte: O “Boom” do UX Design – Editorial Aela

Os UIs, por outro lado, ficam com a parte da interface. O que significa que eles procuram criar interfaces amigáveis e de simples utilização. É o profissional de UI que analisa, por exemplo, se o botão de cancelar deve ser vermelho ou não, se deve ficar do lado esquerdo ou direito ou se ele se faz realmente necessário em uma plataforma, por exemplo. O UI designer, por conseguinte, estuda formas de descomplicar a utilização de determinado produto.
Essa parte é chamada de Product Design (no português, Design de Produto), porque é atribuída aos designers que irão entender o produto, lapidar sua elaboração estética, otimizar o seu uso e realizar testes de usabilidade.
Keyword do time de UX/UI: responsividade, usabilidade, estética
ENGENHEIRO DE QUALIDADE (FAMOSO PELA SIGLA QA E PELO NOME QUALITY CONTROL ENGINEER)
Esse profissional é aquela pessoa que vai “juntar as pontas”. Sabe aquela fase da obra em que damos uma pausa para testarmos estética, escadas, elevadores e o funcionamento de tudo? Pois então, é isso que um Engenheiro de Qualidade faz com um produto digital!
Esse profissional certamente possui um carinho especial do Product Manager, já que é ele o responsável por testar o código feito pelos desenvolvedores e a usabilidade do produto gerada pelos designers, garantindo que tudo esteja de acordo com o que foi projetado pelo Product Manager lá no início do projeto.
Os QAs possuem um papel trivial nas equipes, pois visualizando os “pontos fracos” do produto, eles podem maximizar o desempenho final por meio de visualização de bugs, prevenção do mau uso do produto e sugestão de melhorias com integrações e novas ideias.
Keyword dos Engenheiros de Qualidade: testes, manutenção e desempenho.
É A SUA VEZ!
Agora que você conhece um pouco mais sobre um time de produto, pode entender com facilidade a razão de seu tamanho ser reduzido. Um product team precisa ser pequeno o bastante para que todos estejam na “mesma página” e também para garantir que o conhecimento seja facilmente compartilhado.
Alguns product managers dizem que a quantidade ideal está entre 4 e 10 pessoas. No entanto, esse número certamente pode variar para atender às necessidades específicas de uma determinada equipe ou produto, dependendo de sua complexidade e da sua respectiva demanda. Muitas vezes torna-se mais difícil (e caro) colocar todos nessa mesma página, quando se tem um grupo muito grande. Os gastos com plataformas de comunicação e organização também tendem a crescer, e por esse motivo as equipes menores são, decerto, mais eficientes e bem integradas.
AS PRINCIPAIS QUALIDADES DE UM TIME DE PRODUTO SÃO:
- Alta integração e compartilhamento de conhecimento mútuo
- Multitarefas, comunicação orgânica e trabalho em conjunto
- Cultura baseada na segurança, sobretudo psicológica, para que todos possam dar sugestões e opiniões
- Criatividade, pesquisa, empatia e vontade de evolução
- Compartilhamento de resultados, feedbacks e boas ideias
- Responsabilidade e sinergia
A história do Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon:
As equipes de Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, seguem a regra das “2 pizzas”, isso significa que as equipes devem ser pequenas o suficiente para consumirem 2 pizzas. Assim, a comunicação não fica falha, como pode acontecer com um time muito grande. E você, está esperando o que para se cadastrar na Growyx e encontrar o “pedaço da pizza” que falta na sua equipe?
Gostou da ideia? Que tal ler um pouco mais sobre o assunto no artigo Escalando sua startup 10x mais rápido com profissionais freelancers
Inscreva-se no melhor conteúdo de tecnologia, marketing e trabalho freelancer.
Daniela Zschaber
Redatora, poliglota, letrista, graduanda em Ciência de Dados e apaixonada por tecnologia. Nas horas vagas sou profissional de Carinho em Gato e aprendiz da língua russa!